O jogo desenvolvido estuda as escolhas de, antes de uma
prova, dois jogadores, A e B, estudarem ou não para a mesma. Descrevemos o jogo
como sendo:
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Jogador
B
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Estudar
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Não
estudar
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Jogador
A
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Estudar
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10
, 10
|
7
, 2
|
|
Não
estudar
|
2
, 7
|
0
, 0
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Onde os pay-off significam quais são os ganhos de cada
jogador ao fazer sua escolha. Uma vez que colocamos que só se pode estudar em
grupo, a combinação {Estudar, Estudar} se refere aos dois estudarem juntos, como
um grupo de estudos, e as combinações {Estudar, Não estudar} e {Não estudar,
Estudar} simbolizam que apenas um deles decidiu estudar, sendo que um deles
pode ensinar alguma coisa nas prévias da prova, o que explica os pay-off’s (2 ,
7) e (7 , 2). Pois o jogador que decidiu estudar, terá que aprender toda a
disciplina sozinho, e depois, poderá ensina-la, e difere do (10 , 10) pois os
dois jogadores estudando juntos, há uma cooperação e a probabilidade de que
haja dúvidas mesmo após os estudos diminuem. A combinação {Não estudar , Não
estudar} reflete que os dois decidem não estudar e por isso o pay-off é nulo,
pois não há como eles irem bem na avaliação.
E analisando o jogo, encontramos um equilíbrio de Nash
na combinação {Estudar,Estudar}, pois se o Jogador A escolhe estudar, a melhor
resposta do jogador B é, também, estudar, e a volta também é valida, se o
jogador B escolhe gastar seu tempo nos estudos, a melhor escolha de resposta do
jogador A é estudar com ele.
Temos também que {Estudar} é uma estratégia dominante
para os dois jogadores, que, nesse caso, são alunos, pois para qualquer escolha
do jogador “adversário”, a melhor resposta sempre será estudar.
Podemos também perceber que o jogo não tem estratégia
mista, pois calculando as probabilidades de cada escolha temos que o valor de p
e de q seriam maiores que 1. O que é impossível, matematicamente.
Escrevendo o mesmo jogo numa forma seqüencial temos o
seguinte diagrama:
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Jogador B
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Estudar
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Estudar
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10
, 10
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![]() |
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7
, 2
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Jogador A
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|
|
Não
Estudar
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|
![]() |
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|
Estudar
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2
, 7
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Não
Estudar
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0
, 0
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|
Não
Estudar
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O jogo, na forma seqüencial, nos mostra um equilíbrio de
subjogos na estratégia {Estudar , Estudar}, o mesmo equilíbrio de Nash
encontrado na forma extensiva.
Conclusão: é sempre melhor estudar para uma prova,
em grupo ou mesmo sozinho.
Podemos tentar escrever o mesmo jogo com 3 jogadores,
como a matriz de pagamento desse jogo seria 2x2x2, seria impossível mostra-la
de uma forma normal. Então, podemos fixar a escolha do terceiro jogador e
analisar seus pay-off’s:
Caso o Jogador C escolha {Estudar}:
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Jogador B
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|
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|
Estudar
|
Não
estudar
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Jogador A
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Estudar
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10
, 10 , 10
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10
, 4 , 10
|
|
Não
estudar
|
4
, 10 , 10
|
1
, 1 , 7
|
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Se todos estudarem, ou dois deles estudarem juntos, o
pagamento será de 10, o máximo estabelecido para o jogo. Mas se apenas um deles
não estudar, ele terá duas pessoas para ajuda-lo na hora da prova, por isso o pay-off é
multiplicado por 2. Do contrario, se apenas um deles estudar, o pagamento de
quem não estuda é dividido por dois, pois uma só pessoa terá que ajudar os dois
que não estudaram. Estas análises continuaram explicando os pagamentos da
matriz a seguir, onde o Jogador C escolhe {Não estudar}.
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Jogador B
|
|
|
|
|
Estudar
|
Não
estudar
|
|
Jogador A
|
Estudar
|
10
, 10 , 4
|
7
, 1 , 1
|
|
Não
estudar
|
1
, 7 , 1
|
0
, 0 , 0
|
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Podemos perceber, embora com uma analise mais detalhada
e cuidadosa, um equilíbrio de Nash na escolha {Estudar, Estudar, Estudar}. E a
mesma estratégia é tida como estratégia dominante para qualquer dos três
jogadores.
Podemos estender esse jogo para N jogadores e fazer um
estudo em grupo, realmente. E sempre concluiremos que é melhor estudar em grupo
ou sozinho, mas que quando o estudo é em grupo, o rendimento aumenta
exponencialmente. Podemos, também, definir uma matriz de pagamento para um jogo
de estudos onde as escolhas seriam o numero de horas dedicadas ao estudo. Essa
seria uma matriz NxN onde N é o numero máximo de horas que um aluno estuda. Um
exemplo simples de um jogo com horas poderia ser:
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Jogador B
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|||
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"1 - 4"
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"4 - 8"
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"8 - 12"
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"12 - 16"
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Jogador A
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"1 - 4"
|
1
, 1
|
2
, 4
|
3
, 8
|
4
, 12
|
|
"4 - 8"
|
4
, 2
|
5
, 5
|
6
, 9
|
7
, 13
|
|
|
"8 - 12"
|
8
, 3
|
9
, 6
|
10
, 10
|
11
, 14
|
|
|
"12 - 16"
|
12
, 4
|
13
, 7
|
14
, 11
|
15
, 15
|
|
Sabemos, das outras análises, que quanto mais um jogador
estuda, o pagamento dele aumenta, assim como o do outro, pois há cooperação e
um pode ajudar o outro. E a cada hora a mais de estudo o pagamento aumenta em
1, mas se o estudo é acompanhado, essas horas valem mais e o pay-off aumenta em
mais 1.


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