Teoria dos Jogos


 O jogo desenvolvido estuda as escolhas de, antes de uma prova, dois jogadores, A e B, estudarem ou não para a mesma. Descrevemos o jogo como sendo:



Jogador B


Estudar
Não estudar
Jogador A
Estudar
10 , 10
7 , 2
Não estudar
2 , 7
0 , 0

Onde os pay-off significam quais são os ganhos de cada jogador ao fazer sua escolha. Uma vez que colocamos que só se pode estudar em grupo, a combinação {Estudar, Estudar} se refere aos dois estudarem juntos, como um grupo de estudos, e as combinações {Estudar, Não estudar} e {Não estudar, Estudar} simbolizam que apenas um deles decidiu estudar, sendo que um deles pode ensinar alguma coisa nas prévias da prova, o que explica os pay-off’s (2 , 7) e (7 , 2). Pois o jogador que decidiu estudar, terá que aprender toda a disciplina sozinho, e depois, poderá ensina-la, e difere do (10 , 10) pois os dois jogadores estudando juntos, há uma cooperação e a probabilidade de que haja dúvidas mesmo após os estudos diminuem. A combinação {Não estudar , Não estudar} reflete que os dois decidem não estudar e por isso o pay-off é nulo, pois não há como eles irem bem na avaliação.
E analisando o jogo, encontramos um equilíbrio de Nash na combinação {Estudar,Estudar}, pois se o Jogador A escolhe estudar, a melhor resposta do jogador B é, também, estudar, e a volta também é valida, se o jogador B escolhe gastar seu tempo nos estudos, a melhor escolha de resposta do jogador A é estudar com ele.
Temos também que {Estudar} é uma estratégia dominante para os dois jogadores, que, nesse caso, são alunos, pois para qualquer escolha do jogador “adversário”, a melhor resposta sempre será estudar.
Podemos também perceber que o jogo não tem estratégia mista, pois calculando as probabilidades de cada escolha temos que o valor de p e de q seriam maiores que 1. O que é impossível, matematicamente.
Escrevendo o mesmo jogo numa forma seqüencial temos o seguinte diagrama:




Jogador B

Estudar



Estudar


10 , 10











7 , 2
Jogador A




Não Estudar












Estudar






2 , 7








Não Estudar


0 , 0





Não Estudar


O jogo, na forma seqüencial, nos mostra um equilíbrio de subjogos na estratégia {Estudar , Estudar}, o mesmo equilíbrio de Nash encontrado na forma extensiva.
Conclusão: é sempre melhor estudar para uma prova, em  grupo ou mesmo sozinho.
Podemos tentar escrever o mesmo jogo com 3 jogadores, como a matriz de pagamento desse jogo seria 2x2x2, seria impossível mostra-la de uma forma normal. Então, podemos fixar a escolha do terceiro jogador e analisar seus pay-off’s:
Caso o Jogador C escolha {Estudar}:



Jogador B


Estudar
Não estudar
Jogador A
Estudar
10 , 10 , 10
10 , 4 , 10
Não estudar
4 , 10 , 10
1 , 1 , 7

Se todos estudarem, ou dois deles estudarem juntos, o pagamento será de 10, o máximo estabelecido para o jogo. Mas se apenas um deles não estudar, ele terá duas pessoas para ajuda-lo  na hora da prova, por isso o pay-off é multiplicado por 2. Do contrario, se apenas um deles estudar, o pagamento de quem não estuda é dividido por dois, pois uma só pessoa terá que ajudar os dois que não estudaram. Estas análises continuaram explicando os pagamentos da matriz a seguir, onde o Jogador C escolhe {Não estudar}.



Jogador B


Estudar
Não estudar
Jogador A
Estudar
10 , 10 , 4
7 , 1 , 1
Não estudar
1 , 7 , 1
0 , 0 , 0
Podemos perceber, embora com uma analise mais detalhada e cuidadosa, um equilíbrio de Nash na escolha {Estudar, Estudar, Estudar}. E a mesma estratégia é tida como estratégia dominante para qualquer dos três jogadores.
Podemos estender esse jogo para N jogadores e fazer um estudo em grupo, realmente. E sempre concluiremos que é melhor estudar em grupo ou sozinho, mas que quando o estudo é em grupo, o rendimento aumenta exponencialmente. Podemos, também, definir uma matriz de pagamento para um jogo de estudos onde as escolhas seriam o numero de horas dedicadas ao estudo. Essa seria uma matriz NxN onde N é o numero máximo de horas que um aluno estuda. Um exemplo simples de um jogo com horas poderia ser:



Jogador B


"1 - 4"
"4 - 8"
"8 - 12"
"12 - 16"
Jogador A
"1 - 4"
1 , 1
2 , 4
3 , 8
4 , 12
"4 - 8"
4 , 2
5 , 5
6 , 9
7 , 13
"8 - 12"
8 , 3
9 , 6
10 , 10
11 , 14
"12 - 16"
12 , 4
13 , 7
14 , 11
15 , 15


Sabemos, das outras análises, que quanto mais um jogador estuda, o pagamento dele aumenta, assim como o do outro, pois há cooperação e um pode ajudar o outro. E a cada hora a mais de estudo o pagamento aumenta em 1, mas se o estudo é acompanhado, essas horas valem mais e o pay-off aumenta em mais 1.

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